A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), realizou nesta sexta-feira, 20, uma palestra na Unidade Penal Feminina de Miranorte, município distante 107 km de Palmas. A ação, voltada para as mulheres privadas de liberdade, teve como objetivo discutir diferentes formas de violência.
A coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, que estava acompanhada da assessora do Núcleo, Nicolle Vilhena, conduziu a atividade e destacou a importância de abordar temas como violência de gênero, assédio sexual e moral, e que a iniciativa faz parte de um projeto contínuo que já vem sendo realizado em outras unidades penais femininas do Tocantins. “A educação em direitos também faz parte da nossa missão institucional. A partir dessas conversas, as mulheres podem tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos quanto aos seus direitos”, afirmou Pollyana Assunção.
A Defensora Pública também enfatizou a importância de oferecer apoio às mulheres em situação de cárcere. “Essas mulheres já vivem uma solidão no cárcere que é bastante dolorosa. Nosso papel é estar perto, ouvi-las e lembrar que a Lei também está ao lado delas”, acrescentou.
Durante a palestra, o Nudem também ressaltou a importância de denunciar qualquer tipo de violência sofrida, lembrando às custodiadas que elas têm o direito de proteção e assistência.
Fonte: Nudem DPE-TO/Comunicação