SES-TO promove oficina para fortalecimento da equipe gestora com foco na atenção materna e infantil no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou, nesta sexta-feira, 8, no Ministério da Saúde, mais uma oficina do projeto FortaleceSES, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão em saúde. A ação reuniu gestores, técnicos, diretores e superintendentes da saúde estadual para discutir estratégias de qualificação dos serviços prestados à população.

As oficinas fazem parte de um processo de elaboração do Plano de Intervenção, com prioridade para a assistência materna e infantil no Estado, contando com o apoio do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Durante os encontros, os participantes analisam indicadores estaduais, identificam problemas prioritários e constroem ações estratégicas com base em evidências científicas e planejamento integrado.

O debate envolve a proposição de ações para melhoria da governança, qualificação do cuidado e da rede de assistência, integração entre a Atenção Primária e a Atenção Hospitalar, educação permanente, estratificação de risco gestacional, fortalecimento do planejamento sexual e reprodutivo, além do monitoramento das ações desenvolvidas no Estado.

De acordo com a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto, o projeto de fortalecimento da Secretaria Estadual de Saúde representa “uma oportunidade de integração entre gestores e equipes técnicas para discutir problemas prioritários, como a mortalidade materna e infantil, e construir ações planejadas para enfrentá-los. As oficinas propostas permitem acompanhar e monitorar as ações já colocadas em prática no Tocantins”.

Segundo a presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil (CEPOMFI), Raquel Marques, o Tocantins registrou redução significativa nos índices de mortalidade materna e infantil após a implantação do projeto. “O FortaleceSES contribuiu significativamente para o fortalecimento da saúde materna e infantil no Tocantins. Após a implantação do projeto, realização das oficinas e elaboração do plano estadual de ação, o Estado apresentou redução nos índices de mortalidade materna e infantil, resultado das estratégias construídas com base em evidências científicas e na atuação integrada dos gestores”, destacou.

Na perspectiva da Vigilância Sanitária, a diretora da área, Amanda Campos Feitosa, ressaltou a importância do encontro. “O FortaleceSES é uma oportunidade de integração entre as áreas da secretaria para o planejamento de ações que fortaleçam a atuação junto aos serviços de saúde do Estado”, afirmou.

A diretora de Desenvolvimento e Políticas de Saúde, Ana Maria Kappes, também reforçou a relevância da iniciativa. “O projeto FortaleceSES é uma importante ferramenta de apoio à SES-TO, pois possibilita aos técnicos e gestores a construção de um plano que será incluído nos instrumentos de gestão do SUS e executado nos anos de 2026 e 2027”, concluiu.

Fonte: SES-TO

Cotação

Espaço para
anunciante

Temperatura

Veja outras matérias