A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis, por meio do projeto de extensão “Estruturação de um Programa de Rastreamento Populacional do Câncer de Mama em Mulheres de 50 a 69 anos”, alcançou quase 200 mulheres na prevenção e detecção precoce da doença. A iniciativa, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex), é realizada no município de Praia Norte/TO e tem fortalecido as estratégias de saúde pública na região.
O projeto, coordenado pelo professor Kaio Keomma, do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis, conta com a bolsista Glaucy Nunes, do 8º período de Enfermagem, e mais três voluntárias. As atividades incluem consultas de enfermagem, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografias e acompanhamento de anormalidades mamográficas.
De acordo com o professor Kaio, os principais resultados até o momento incluem o treinamento de estudantes para atuar em problemas reais de saúde pública, o fortalecimento da prevenção do câncer de mama na atenção primária, o incentivo à realização regular de mamografias em mulheres na faixa etária de risco e o monitoramento eficaz dos casos suspeitos.
“Em 2025, nossa meta é expandir o rastreamento para mais de 200 mulheres, fortalecendo a capacidade da cidade na detecção precoce do câncer de mama. Essa iniciativa está alinhada com as prioridades nacionais de saúde e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis até 2030”, afirmou Kaio.
A bolsista Glaucy Nunes destacou a importância do acompanhamento individualizado das pacientes: “As ações envolvem consultas de enfermagem, onde é feito o agendamento das mulheres e solicitado o exame de mamografia de rastreamento. Para aquelas que já possuem exames, oferecemos orientação e, em caso de alterações, encaminhamento especializado”.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Unitins, Késia Chaves, reforçou o impacto do projeto tanto para a comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes. “O impacto desse projeto vai muito além do rastreamento do câncer de mama. Estamos formando profissionais de Enfermagem com uma visão ampliada sobre a atenção primária à saúde e a importância da prevenção”, assinalou.
As atividades do projeto são realizadas na Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) de Praia Norte, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece estrutura, prontuário e logística para o agendamento das consultas.
Fonte: Ascom/Unitins