Núcleo de Práticas Jurídicas da Unitins promove ciclo de palestras para estudantes do ensino médio em Augustinópolis

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis promoveu nesta sexta-feira, 8, a palestra “Crimes Comuns no Cotidiano Juvenil” no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza. A programação foi voltada para alunos do ensino médio. 

A acadêmica Josy Cruz, do 10º período do curso de Direito, destacou que “a escolha da temática foi importante para trazer clareza aos adolescentes dos perigos que eles estão vivenciando diante de uma juventude, então achamos pertinente trazer essas informações e acreditamos que palestra foi enriquecedora para eles”. 

A ação fecha o ciclo de quatro palestras promovidas pelo NPJ da Unitins/Câmpus Augustinópolis com os estudantes da educação básica, no seu evento extensionista. De 5 a 8 de novembro foram abordados os temas “Crimes Virtuais”, “Gavidez na Adolescência”, Direito do Consumidor” e “Crimes Comuns no Cotidiano Juvenil”.

As atividades foram conduzidas pelos acadêmicos de Direito/Câmpus Augustinópolis do 6º, 8º e 10º períodos sob supervisão das professoras Maira Regina de Carvalho Alexandre e Tatiana Moraes Cosate, e o coordenador do NPJ, o professor Luiz Milaré.

“A medida que nossos acadêmicos vêm conversar, ministrar palestras para os alunos do ensino médio, eles estão desenvolvendo a oratória, a capacidade de argumentação e, principalmente, abrindo as portas da nossa universidade para que a sociedade conheça o trabalho que a gente realiza nesta formação técnica e humana dos nossos alunos”, ponderou o professor Luiz.

Ele também argumentou que “esses temas [das palestras] passam pela condição de comportamento deles [dos adolescentes e jovens] dentro da sociedade, de como eles devem agir. A gente busca permear o cotidiano do aluno para que eles entendam a necessidade de pensar a sua vida, seus atos e a responsabilidade que têm com a sociedade”, concluiu o coordenador do NPJ. 

Para a coordenadora do curso de Direito, Sarah Coelho Lima, “essa ação é fundamental para conectar nossos acadêmicos com a realidade da comunidade, permitindo que eles compartilhem conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolvam habilidades importantes para sua formação. Ao abordar temas relevantes do cotidiano juvenil, estamos contribuindo para a conscientização dos jovens e mostrando o papel do Direito na construção de uma sociedade mais justa e responsável”, assinalou. 

Fonte: Ascom/Unitins

Cotação

Espaço para
anunciante

Temperatura

Veja outras matérias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *