São muitas as denúncias de contratos nas escolas públicas do Estado do Tocantins, enquanto centenas de aprovados aguardam ser convocados e ter seu direito respeitado pelo estado. O secretário de educação sinaliza que irá fazer as convocações, no entanto as convocações ainda são modestas, com pequenos chamamentos. De norte a sul do estado escolas ainda possuem os famosos “contratos”, professores contratados diretamente pelo estado, geralmente indicado por algum político. O estado do Tocantins constantemente está no noticiário nacional como destaque entre os estados que mais possuem professores contratados, acreditava-se que este cenário iria mudar com a realização do último concurso da Seduc-TO, que demorou mais de 10 anos para sair, no entanto não foi bem o que aconteceu.
Os aprovados no concurso reclamam da morosidade das convocações e da falta de um cronograma para as mesmas, são centenas de pais e mães de família que aguardam a tão sonhada convocação, direito garantido por lei e que está sendo desrespeitado. Eles também cobram a redistribuição dos aprovados para os municípios que não tiveram candidatos aprovados, o estado alega que não pode fazer a redistribuição pois a mesma não está prevista no edital, no entanto, os aprovados afirmam que existe jurisprudência para isso.
O sindicato dos professores já encaminhou denúncia sobre a pauta, os aprovados seguem fazendo manifestações para garantir seus direitos, e o estado permanece fingindo que está tudo bem.
A página segue aberta para manifestação por parte do Governo do Estado do Tocantins sobre o tema*
Fonte: Comissão dos Aprovados
Imagem: Governo do Estado do Tocantins