O mês de janeiro é marcado pela campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional “Janeiro Branco”. Em alusão à data, o Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) realizou um momento de reflexão, nesta terça-feira, 28, com os servidores e jovens aprendizes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins.
Durante a reunião, os participantes foram convidados a meditar sobre os cuidados pessoais e de que maneira lidam com os problemas e dilemas do cotidiano. O Nape também deu exemplos de quando se torna necessário buscar ajuda de profissionais da saúde para os cuidados com a mente. Além disso, os servidores e jovens aprendizes participaram de dinâmicas com foco na meditação.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de pessoas com ansiedade e é considerada a quinta nação com a maior incidência de casos de depressão. A ação organizada pela psicóloga Leidiane Viana e a assistente social Henna Gilsa mostra o compromisso da Unitins em estabelecer um ambiente de bem-estar e equilíbrio emocional na comunidade acadêmica.
“A ação do Nape sobre o Janeiro Branco teve como objetivo conscientizar servidores e jovens aprendizes da importância dos cuidados com a saúde mental, e mostrar o quanto é necessário estabelecer hábitos saudáveis como administrar seu tempo, momentos de lazer e práticas de exercício físico. Cuidar da saúde mental é um compromisso essencial para uma vida mais equilibrada. Cuide da mente e estará cuidando da vida”, afirmou a psicóloga Leidiane Viana.
Para o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, “iniciativas como essa, conduzidas pelo Nape com tanto cuidado e dedicação, reforçam o nosso compromisso em construir um ambiente acadêmico acolhedor e equilibrado para todos. Os dados da OMS nos alertam para a necessidade de darmos atenção a temas tão importantes, como ansiedade e depressão, que afetam tantas pessoas ao nosso redor. Por isso, é fundamental, que como instituição, possamos incentivar práticas de autocuidado, reflexão e busca por ajuda profissional quando necessário.”
Fonte: Ascom/Unitins