O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o diretor do programa Calha Norte, José Tarcísio Pacífico Junior, receberam nesta terça-feira, 19, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, e o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
O encontro abordou o convênio em andamento entre a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) com o programa Calha Norte, coordenado pelo Ministério da Defesa, para a implantação de quatro novos Econúcleos nos municípios de Araguatins, Miracema do Tocantins, Pedro Afonso e Colinas do Tocantins.
A defensora pública-geral, Estellamaris Postal, destacou a relevância da parceria para promover o acesso à justiça em localidades estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando os serviços oferecidos à população. O chefe de gabinete do ministro da Defesa, Marcelo Martins Pimentel, também participou da reunião.
Econúcleos
Os Econúcleos são sedes próprias e sustentáveis da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, construídas com estrutura metálica estilo contêineres, que se destacam como um marco histórico nas obras públicas do estado por seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência. Essas unidades, além de reduzir o impacto ambiental, substituem imóveis alugados, gerando economia de recursos públicos que é direcionada para melhorar o atendimento jurídico integral e gratuito às pessoas que mais precisam.
Agenda
Além da reunião no Ministério da Defesa, a comitiva da Defensoria Pública realizou visitas ao senador Eduardo Gomes e aos deputados federais Vicentinho Júnior, Lázaro Botelho e Carlos Gaguim. O objetivo das reuniões foi fortalecer o diálogo institucional e buscar apoio para iniciativas estratégicas que ampliem os benefícios proporcionados à população, reforçando o compromisso da Defensoria em garantir o acesso integral e gratuito à justiça em todo o Tocantins.
Fonte: Ascom/DPE-TO