Cooperação brasileira contribui para produção e cultivo sustentável de açaí no Suriname

ntre 12 e 17 de agosto, especialistas do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Regional do Suriname estiveram no Brasil para uma missão técnica voltada à produção e cultivo sustentável do açaí, no âmbito do projeto de Cooperação Sul-Sul “Introdução do Cultivo Sustentável do Açaí no Interior do Suriname”.

O propósito da missão foi capacitar técnicos e pesquisadores surinameses para que possam treinar pequenos agricultores locais no cultivo sustentável do açaí.

No estado do Pará, a delegação visitou áreas de cultivo de açaí em Benevides e Tomé-Açu, trocando experiências com produtores locais e aprendendo técnicas de processamento para o consumo local e a exportação internacional do fruto. Na visita à Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), foram introduzidos ao cooperativismo na produção sustentável de açaí.

A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), instituição de referência em educação agrícola na América Latina, cujos professores compartilham com o Suriname o conhecimento especializado no tema.

O projeto é implementado com apoio da Embaixada do Brasil em Paramaribo e reforça os laços de cooperação e amizade entre Brasil e Suriname, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de ambos os países.

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação

Cotação

Espaço para
anunciante

Temperatura

Veja outras matérias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *