.
.
O deputado estadual Wiston Gomes apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), durante sessão ordinária, um requerimento solicitando à Secretaria de Administração (Secad) a realização de um concurso público para o cargo de agente de trânsito.
Conforme o deputado, a realização de concurso público para agente de trânsito é vital para reforçar a fiscalização em áreas críticas, como excesso de velocidade e infrações perigosas, promover educação no trânsito, ampliando campanhas preventivas estruturadas, garantir melhor concorrência e cobertura territorial, compensando o déficit de servidores que existe atualmente.
“O Tocantins vive uma realidade preocupante no trânsito, com números que infelizmente nos colocam na liderança nacional de mortes. Precisamos agir com urgência. A realização de concurso público para agentes de trânsito não é apenas uma medida administrativa, mas uma ação estratégica para salvar vidas, fortalecer a fiscalização e levar mais segurança às nossas ruas e rodovias. Nosso objetivo é garantir que a população tenha um trânsito mais seguro, humano e responsável”, afirmou Wiston Gomes.
Dados
O Tocantins registrou 627 mortes no trânsito em 2024, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos quatro primeiros meses de 2025 foram mais 139 óbitos, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Fonte: Ascom/Wiston Gomes
Imagens: Abmael Milhomem
Imagem da capa: Dicom/Aleto

