SSP-TO e Ministério Público buscam melhorias no atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) recebeu, na tarde desta sexta-feira, 23, o Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior para discutir ações voltadas ao aperfeiçoamento dos atendimentos prestados no Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência “18 de Maio”, em Palmas. O encontro teve por objetivo debater melhorias estruturais e institucionais que garantam um atendimento mais humanizado e reduzam riscos de revitimização.

O debate contou com a presença de autoridades da Segurança Pública e da Polícia Civil, incluindo o Delegado-Geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira; o chefe de gabinete do Secretário da SSP, Luciano Cruz; e o Diretor de Polícia da Capital, Rodrigo Ferraz Prado Telles. Também participaram representantes das unidadesi especializadas de proteção à infância e adolescência que funcionam no Centro 18 de Maio, como o Delegado da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Rodrigo Santili do Valle, e a Delegada da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis (DAV), Ana Carolina Coelho Marinho Braga.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas de intervenções físicas para ampliar o conforto, a privacidade e a humanização dos espaços de atendimento. Também foram tratadas medidas institucionais para fortalecer os fluxos de acolhimento e atendimento, de modo a evitar que vítimas e testemunhas de violência sejam submetidas a situações de revitimização durante o processo de atendimento.

Ao final do encontro, ficou definido que a SSP-TO promoverá novas reuniões com outros órgãos parceiros. O intuito é articular ações integradas que potencializem a rede de proteção e garantam atendimento eficaz às crianças e adolescentes em situação de violência.

O Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência “18 de Maio” funciona na quadra 504 Sul e reúne, em um único espaço, serviços de registro policial, apoio psicossocial, perícias e encaminhamento a serviços da rede pública, com o objetivo de prestar atendimento especializado e humanizado a vítimas e testemunhas de violência.

Fonte: SSP-TO

Cotação

Espaço para
anunciante

Temperatura

Veja outras matérias