O Governo do Tocantins realizou de 25 a 27 de outubro, 38 cirurgias eletivas, em diversas especialidades, com mutirões nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). As ações têm como objetivo garantir mais qualidade de vida à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram 10 cirurgias no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), 21 cirurgias gerais no Hospital Regional de Dianópolis (HRD) e sete cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Palmas (HGP).
No Hospital Regional de Guaraí, no dia 25, foram realizados atendimentos nas especialidades de ginecologia. Foram 10 procedimentos, entre elas ooforectomia, laqueadura, curetagem, colecistectomia. O diretor-geral da unidade, Cláudio Reis de Oliveira, ressaltou o apoio e dedicação de toda equipe. “Os mutirões visam reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais humanizado. Conseguimos realizar 10 procedimentos eletivos nos dia 25 na especialidades de ginecologia. Isso significa mais pessoas retornando ao trabalho, à vida social e com mais saúde. ”
Em Dianópolis o mutirão ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, com 21 cirurgias realizadas de cirurgia geral. Segundo o diretor-geral da unidade, Enoquex Cordeiro, “dentre os procedimentos foram realizados oito colecistectomias por videolaparoscopia e nove hernioplastias, além de outras intervenções cirúrgicas. Esta ação representa a agilidade na resposta a uma demanda crescente e a transformação direta na qualidade de vida de dezenas de pacientes. Continuamos empenhando esforços para garantir um serviço de saúde eficaz e acessível a toda a população”.
O paciente Claudeme Pereira Cerpa, de 48 anos, de Rio da Conceição, passou pelo procedimento cirúrgico de hérnia umbilical e hérnia inguinal, em Dianópolis. “Graças a Deus a cirurgia foi tranquila, fui bem amparado e já estou de alta. Espero que continue acontecendo esses mutirões, para que a gente que mora aqui perto não precise ir para Palmas ou Porto Nacional fazer cirurgia, já fazemos aqui perto de casa, muito mais cômodo pra gente”.
No HGP, foram realizadas sete cirurgias ortopédicas. Segundo a médica ortopedista Thayane Cabral Lopes, “os procedimentos ortopédicos realizados este fim de semana são de pacientes com fratura de mão, tornozelo e quadril. Vamos conseguir dar alta para esses pacientes no 1º ou no 2º pós operatório, contribuindo assim para uma recuperação precoce, devolvendo sua autonomia e reinserindo esses pacientes o quanto antes ao mercado de trabalho”.
Fonte: SES-TO



