No Tocantins, o dia 7 de novembro é celebrado como o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, data que integra o Calendário Cultural de Eventos do Estado do Tocantins (Lei 3.508/2019). Para homenageá-las e compartilhar a riqueza política e cultural dessas mulheres, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) abre, especialmente hoje, a exposição digital “Filhas da Mãe Palmeira”, assinada pelo fotógrafo Rafael Batista. A fim de ampliar o alcance e acesso, a exposição está disponível em formato de vídeo no Youtube (https://youtu.be/RPoptYqMgd0) e Instagram < https://www.instagram.com/p/DQwPFKiDeSs/ >.
“Me chamou a atenção a força das mulheres quebradeiras de coco babaçu como resistência e pela consciência da importância da preservação do meio ambiente, um tema sempre atual e que essas mulheres são protagonistas de debates e iniciativas há gerações”, disse Rafael Batista [foto abaixo], acrescentando: “São fotos que mostram o dia a dia dessas mulheres na floresta de babaçu e também durante atendimentos jurídicos, registros que fiz com muito respeito e admiração por essas líderes e agentes em suas comunidades e na defesa ambiental”.
As imagens da exposição digital foram captadas no contexto do projeto Defensorias nos Babaçuais, uma iniciativa da DPE-TO por meio do Núcleo Especializado de Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra). O Projeto foi realizado em setembro e outubro deste ano de forma conjunta entre as Defensorias Públicas dos Estados do Tocantins, Maranhão (DPE-MA), Pará (DPE-PA) e Piauí (DPE-PI); e pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MiQCB).
Filhas da Mãe Palmeira – Ficha técnica
Fotógrafo: Rafael Batista
Edição de vídeo: Marcelo Les
Designer gráfico: Thaís Freitas
Trilha sonora original: MIQCB
Texto de apresentação: Cléo Oliveira
Supervisão: Kênia Martins
Fonte: DPE-TO



