Com um grupo de 26 pessoas entre acadêmicos, professores e técnicos administrativos e Reitoria, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciou nesta segunda-feira, 11, o primeiro intercâmbio realizado pela Universidade. Voltado para o curso de Direito, nas áreas do Direito da Integração e Direito Ambiental, o grupo participará de um curso intensivo na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).
O primeiro dia da programação contou com abertura oficial com a presença do reitor da Unitins, Augusto Rezende, da vicedecana da UBA, Silvia Nonna e da professora da UBA, Liliana Bertoni. Durante a abertura, o reitor da Unitins destacou a importância do intercâmbio para a Unitins. “Esse com certeza é um marco para Unitins. Firmar uma parceria tão nobre com uma das Universidades mais tradicionais da América do Sul, como a UBA, e trazer nossos acadêmicos, docentes e técnicos para vivenciar um curso intensivo em temas importantes como o Direito da Integração e o Direito Ambiental é de um ganho imensurável para a nossa Universidade. Daqui, com certeza sairão excelentes trabalhos de conclusão de curso, artigos e vivências acadêmicas que só agregarão positivamente o currículo dos nossos estudantes e professores”, afirmou o reitor.
Com um planejamento que iniciou em 2023, o intercâmbio é fruto de intensas reuniões e alinhamentos entre as instituições. “Há um ano e meio firmamos essa parceria de sucesso que não ficou apenas em registros fotográficos. Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, hoje estamos colhendo os frutos deste acordo com a UBA que com certeza não encerra por aqui”, concluiu.
A vicedecana da UBA, Silvia Nonna, ministrou o primeiro curso do intercâmbio sobre “Meio ambiente e recursos naturais, desenvolvimento sustentável e sua implementação e evolução do Direito Ambiental na Argentina”, e durante a abertura oficial do intercâmbio ressaltou a satisfação em ter a Unitins como parceira da UBA. “Sabemos o quanto é importante que as instituições de ensino da América do Sul sejam parceiras e desenvolvam trabalhos juntas. Então, receber a Unitins na UBA é uma imensa satisfação e com certeza será um curso muito produtivo para todos. Agradeço a presença do reitor Augusto Rezende durante o curso, que mostra o zelo da gestão da Universidade por esse intercâmbio e desejamos que mais projetos sejam realizados em parceria”, disse a vicedecana durante sua fala.
Durante a manhã, no Salón Rojo da UBA, os participantes ouviram e discutiram sobre o histórico da legislação ambiental na Argentina e os princípios do Direito Ambiental. Durante a tarde, participaram de uma visita guiada pelas dependências da UBA. “O primeiro dia de atividades foi muito rico. Ter aula com Silvia Nonna, uma referência do direito argentino, foi uma experiência inigualável e que acrescentou muito no meu repertório como estudante de Direito. Conhecer a UBA por meio de um passeio imersivo na história da universidade foi uma oportunidade de descobrir o quão antiga ela é, tanto que no início mulheres não eram aceitas, somente homens da aristocracia de Buenos Aires. Aprendemos também que foram cinco sedes no total, sendo a atual desde 1949. Ainda, achei muito interessante que 16 presidentes estudaram nessa universidade, um número considerável e que reflete a importância dela para a Argentina. No geral, achei uma universidade muito rica em história e beleza arquitetônica”, disse a estudante do 8º período do curso de Direito do Câmpus Palmas, Ingrid Tavares Marciano.
O acadêmico Filipe Vangelatos também ressaltou a sua alegria em participar do curso. “A experiência do curso está sendo fantástica, está nos proporcionando aprendizado sobre o direito ambiental na Argentina e suas perspectivas, especialmente em relação ao Mercosul. A análise crítica dos institutos de direito ambiental brasileiros e a valorização de suas normas foi enriquecedora. Os professores da UBA têm sido atenciosos, a aula com a vicedecana da universidade, evidenciou o zelo da instituição. A equipe da Unitins também tem se mostrado solícita e cuidadosa, auxiliando em todas as dúvidas. Além do aprendizado jurídico, a vivência cultural argentina dentro e fora da universidade tem sido singular e especial para mim”, ressaltou o acadêmico.
A diretora de Assuntos Interncionais da Unitins, Patrícia de Aquino, explica como foi o planejamento deste intercâmbio. “O intercâmbio entre a Unitins e a Universidade de Buenos Aires (UBA) é fruto de convênios firmados entre as instituições e da articulação da professora Liliana Bertoni, representando a União Parlamentar do Mercosul. Após visitas diplomáticas e técnicas em 2023 e 2024, o programa foi consolidado, envolvendo ampla mobilização acadêmica e administrativa. A seleção dos participantes contou com edital, provas e análises de coeficiente acadêmico, resultando em 26 alunos e professores selecionados. Além de fortalecer os cursos de Direito, o intercâmbio integra o Programa Institucional de Internacionalização com América Latina, que visa ampliar parcerias e projetos envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A Unitins planeja expandir essas ações em 2025”, concluiu.
Fonte: Ascom/Unitins