Governo do Tocantins premia melhores equipes municipais de combate a endemias de 2024

Em reconhecimento às contribuições de atividades laboratoriais, controle vetorial e participação na comunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) premiou as melhores equipes de endemias do Tocantins. A premiação ocorreu na quarta-feira, 19, durante a IX Reunião Anual da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos no Estado do Tocantins, realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Ao todo, equipes de 11 cidades ganharam troféus referentes aos resultados alcançados em 2024. Além disso, foram entregues 76 certificados de menção honrosa aos melhores laboratoristas de 63 municípios do Tocantins. 

“Anualmente, realizamos a premiação das melhores equipes de endemias por região de saúde. A gente cria uma série de critérios que as equipes precisam cumprir. As equipes que cumprem melhor esses indicadores, que executam as atividades dentro do seu território, elas vão ser despontadas como as melhores equipes daquela região. O foco é incentivar as equipes a trabalhar cada vez melhor para melhorar o trabalho, claro, com certeza. Mas também para ganhar o prêmio de melhor equipe do ano”, explicou o gerente do laboratório de entomologia , Rogério Rios Coelho. 

Profissionais de saúde das seguintes cidades foram premiados como “Melhor Equipe de Endemias 2024”: Ananás, Araguaína, Cristalândia, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Miranorte, Pindorama e Taguatinga. 

A equipe de Taguatinga ganhou o prêmio pela terceira vez consecutiva. “Esse prêmio representa um orgulho, porque a endemias não é um trabalho fácil, a gente enfrenta muitas dificuldades, mas nosso município, os meninos são bastante desempenhados, trabalham em prol do nosso município e da saúde de todos. E eles estão muito orgulhosos, já mandei a foto pra eles, estão muito orgulhosos em receber mais um mérito. Ganhar pela terceira vez consecutiva é um incentivo para continuar fazendo um ótimo trabalho, e estamos empenhados, firmes e fortes para que, no ano que vem, estejamos aqui novamente”, acrescentou a coordenadora de endemias de Taguatinga, Thaís de Oliveira Marinho. 

Para o secretário de saúde de Guaraí, Wellington de Sousa Silva, “a vitória da equipe representa a gratidão e, principalmente, o espírito de equipe de endemias do município de Guaraí. Quero parabenizar toda a equipe por todo esforço e também agradecer a toda a equipe da área técnica do Tocantins. Considero positivo o resultado da nossa equipe e não deixaremos de cobrar ainda mais para que ano que vem nós possamos estar aqui novamente sendo homenageados junto a todo o pessoal do Estado”. 

“Esse prêmio representa muito compromisso e dedicação. E esse reconhecimento não é só o meu, mas é de toda a equipe e também do nosso secretário de saúde, juntamente com o nosso gestor municipal, que tem dado apoio pra que nós possamos realizar o nosso trabalho cumprindo os métodos diariamente. A equipe fez um trabalho incrível e quero parabenizar a todos porque esse resultado é fruto da dedicação de cada um no dia a dia.” parabeniza a coordenadora da equipe de endemias de Pindorama, Magnólia Ribeiro da Silva Aguiar.

evento foi realizado durante os dias 18 e 19 de novembro e foi coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses (DVDVZ). O encontro contou com representantes das secretarias municipais de saúde dos 139 municípios tocantinenses e a participação de agentes de endemias, laboratoristas e demais servidores que atuam na vigilância epidemiológica.

Fonte: SES-TO

Cotação

Espaço para
anunciante

Temperatura

Veja outras matérias