Na última segunda-feira, 03, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) participou de uma ação educativa no Colégio José Carneiro de Brito, no município de Tocantinópolis. A Soldado Oliveira, policial militar da Corporação da cidade, participou de uma palestra com alunas do 7º ano, no âmbito de um projeto escolar que busca entrevistar mulheres em diversas áreas de atuação profissional. A iniciativa alinha-se à diretriz da PMTO de fortalecer laços com a sociedade, especialmente com o público jovem.
Durante o encontro, a militar compartilhou suas experiências e detalhou os desafios da carreira policial. A Soldado Oliveira ressaltou os obstáculos, como a necessidade de resiliência nos estudos para aprovação no concurso, a superação dos limites físicos durante a formação e a importância da fortaleza psicológica.
Um dos pontos centrais da palestra foi o impacto da presença feminina na tropa, servindo como modelo de conquista para as alunas. A militar compartilhou sua perspectiva sobre a responsabilidade de ser uma referência. “Participar de eventos como esse é sempre gratificante, por saber que esses olhares estão em nós. Mostrar que ocupamos esses espaços pode causar uma sensação de pertencimento nessas meninas.”, ressaltou.
A policial enfatizou que, apesar dos desafios, a carreira oferece a gratificante oportunidade de prestar auxílio direto à comunidade, com destaque para o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. Segundo a Soldado, a presença da mulher na segurança pública reforça a humanização do atendimento, crucial em situações sensíveis. “Sem sombra de dúvida, a Policial Feminina no atendimento à vítimas de violência doméstica por exemplo conduz a ocorrência de forma mais íntima e acolhedora. É nessa oitiva mais empática que a vítima encontra abrigo e muitas vezes a força necessária para não desistir da denúncia,” complementou.
A ação educativa reforça o compromisso institucional da PMTO com a comunidade escolar, promovendo valores de igualdade de gênero, respeito e despertando o interesse dos jovens para o serviço público e a carreira policial. “Toda ação que aproxima a Polícia Militar da comunidade é benéfica. Aqui em Tocantinópolis, o respeito e a admiração de crianças e adolescentes é visível em todas as atividades das quais participamos. Essa relação ajuda a fortalecer a sensação de segurança e contribui para a construção de uma imagem mais humana do Policial Militar”, enfatizou.
Fonte: PM-TO



