103 anos de Paulo Freire são celebrados com roda de conversa no Câmpus Araguatins

Em comemoração aos 103 anos do patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire (1921-1997), vários eventos foram realizados em instituições de ensino no Brasil. Com essa proposta, os docentes e acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, dos segundo e quarto períodos de Pedagogia, participaram de uma roda de conversa na noite desta sexta-feira, 20. A ação foi organizada pelo professor do curso de Letras e Pedagogia, Rafael Furtado da Silva, e contou com a participação da professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Itapetininga, Dra. Gabriela Ribeiro de Campos.

Durante o evento, os alunos puderam aprender e conhecer um pouco mais sobre a vida do educador e filósofo brasileiro, que fez e continua fazendo história no Brasil e no mundo. A roda de conversa teve como tema “103 anos de Paulo Freire: Presente em nossa luta por uma Pedagogia Libertadora e da Amorosidade”. Em seu discurso, o professor Rafael Furtado apresentou o processo de qualificação de sua dissertação de mestrado, que focou na ética do cuidado na formação de pedagogos e pedagogas, baseada nos estudos de Paulo Freire.

O professor relacionou a falta de cuidado no país com exemplos das queimadas em massa que ocorrem atualmente, causando a destruição coletiva da natureza e, consequentemente, do ser humano. “Por causa dessa urgência, olhar para essa natureza, olhar para tudo isso é que surge a necessidade de uma pedagogia do cuidado, mas não um cuidado centrado no indivíduo, e sim um cuidado de si, do outro e da natureza. Por isso é uma pedagogia do cuidado. Falar de Paulo Freire não é possível sem contemplar a realidade e refletir sobre ela à sombra da mangueira”, comentou o professor.

Para o acadêmico do segundo período de Pedagogia André Sousa, participar de ações como essa é de extrema necessidade. “Para mim, participar de momentos como esses é muito importante para nossa formação como futuros pedagogos. Saber e colocar em prática essas questões é fundamental. Vivermos e aprendermos sobre esse grande teórico, Paulo Freire, que é nossa base na Pedagogia, é de extrema necessidade.”

“Se estivesse vivo, Paulo Freire faria 103 anos no dia 19 de setembro. Ícone da educação, ele transformou vidas e inspirou gerações com sua abordagem humanista e crítica. Pensando nisso, decidimos realizar uma ação com os acadêmicos do segundo e quarto períodos do curso de Pedagogia, com o objetivo de estimular um espaço de reflexão crítica sobre os desafios atuais da educação, alinhando-nos aos seus ideais de libertação e diálogo. A contribuição de Paulo Freire continua a iluminar o caminho dos educadores até os dias de hoje. Que nossos acadêmicos possam se inspirar em suas obras e aplicar seus princípios em suas futuras práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais justa, inclusiva e transformadora”, pontuou a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro.

 Outros eventos

Além da roda de conversa no Câmpus Araguatins, os acadêmicos e docentes da Unitins também participaram de outros eventos. Na quinta-feira, 19, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Imperatriz/MA, promoveu o seminário “103 anos com Paulo Freire – Da existência à resistência – Por uma educação que liberta”.

O seminário foi organizado pelos integrantes do curso de Pedagogia da UFMA, ocorreu no auditório da universidade ao longo do dia e foi transmitido pelo YouTube e Google Meet. Na oportunidade, o professor do curso de Letras e Pedagogia Rafael Furtado da Silva foi convidado a ministrar uma palestra durante o evento sobre o tema “Paulo Freire: uma pedagogia e uma práxis do cuidado”.

A turma do quarto período do curso de Letras – Português/Espanhol, da disciplina Currículo no Contexto Escolar, também acompanhou o seminário por meio das mídias sociais. “A convite da Prof.ª Dr.ª Herli de Sousa Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educacionais (PPGEPE/UFMA) de Imperatriz, e na qualidade de pesquisador da pedagogia freireana, tive a oportunidade de falar sobre o tema “Paulo Freire: uma pedagogia e uma práxis do cuidado”. A parceria e a participação neste evento são de grande relevância para a formação de nossos educandos, ao possibilitar o contato com novos espaços de reflexão. Nesse sentido, a participação dos alunos do quarto período do curso de Letras é fundamental para que conheçam outros pensadores, ou seja, educadores e educadoras de diferentes universidades. Além do evento na UFMA, também apresentei o trabalho intitulado ‘Narrativas e Memórias: uma oficina inspirada nas vozes das Marias, Margaridas e Marielles’ no IV HUMANITAS – II Congresso Luso-Brasileiro de Educação, I Congresso Ítalo-Brasileiro de Educação, e I Congresso Afro-Brasileiro de Educação, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Foi um dia intenso, pois falar e ouvir sobre Paulo Freire nos enriquece com reflexões críticas e nos provoca a pensar de maneira mais profunda”, mencionou o professor.

O seminário também contou com a participação de alunos da Escola Municipal Paulo Freire de Imperatriz, do mestrado em educação, militantes de movimentos sociais, pessoas voluntárias do Projeto de Extensão Observatório do Cuidado em Educação e Saúde, dentre outras pessoas interessadas. A ação trouxe a partilha de mensagens dos escritos de Paulo Freire, palestras, músicas, leitura de textos, poemas, depoimentos de vivências, dinâmicas e a Tenda do Cuidado com Terapias.

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido internacionalmente por suas contribuições à Pedagogia. Nascido em Recife, Pernambuco, Freire desenvolveu métodos inovadores de alfabetização de adultos, baseados no diálogo e na conscientização crítica dos alunos.

Sua obra mais famosa, Pedagogia do Oprimido, defende uma educação libertadora que promova a autonomia e a participação ativa dos educandos na transformação social. Freire acreditava que o processo educacional deveria partir da realidade do aluno, promovendo um aprendizado contextualizado e conectado com a vida cotidiana. Seu método influenciou profundamente práticas educacionais no Brasil e no mundo, tornando-o um ícone na luta por uma educação inclusiva e democrática.

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